x

Nova gestão da Fundacentro busca diálogo com a sociedade

Encontros abrangem instituições públicas, de trabalhadores e empregadores

O presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho, tem buscado dialogar com diferentes setores da sociedade. O objetivo é reaproximar a instituição de parceiros históricos, construir ações conjuntas e potencializar o alcance da saúde e segurança do trabalhador. São reuniões e participações em eventos com representantes de trabalhadores, empregadores e órgãos públicos.

Uma das ações neste sentido foi a participação na mesa de abertura do 9º Congresso da FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores), que teve como tema a reconstrução de direitos, da democracia e da soberania nacional, em 12 de abril. “Estamos diante de uma oportunidade histórica, mais uma vez. Com a Fundacentro temos a missão de recuperar o tempo perdido. Vamos precisar do movimento sindical. Com capacidade de fazer e avançar no papel estratégico de reconstrução”, afirmou Tourinho.

No dia seguinte, o presidente da Fundacentro também teve reuniões com representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios derivados de Petróleo e Combustíveis de Santos e Região e do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.  As conversas abordaram como as transformações do mundo do trabalho e as novas formas de produção resultam em novas formas de adoecimentos, tanto físicos quanto psíquicos. Tourinho disse que a Fundacentro estará à disposição do movimento sindical para o enfrentamento dos desafios da saúde do trabalhador no século XXI.

“Durante nossa experiência no movimento sindical acompanhamos que são milhares de trabalhadores doentes e afastados de suas funções.  Outros milhares morrem todos os dias por acidentes, e essa é uma trágica rotina no mundo do trabalho que vem se tornando cada vez mais uma realidade. Entendemos que as empresas precisam produzir e ter seus ganhos, mas não as custas da saúde e da vida de quem produz a riqueza desse país”, avaliou Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Em 14 de abril, foi a vez de se reunir com o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Vagner Freitas. A conversa buscou reunir elementos comuns entre as instituições voltados para a SST. Novos compromissos foram agendados. No dia 25 de abril, a equipe do Sesi visitará a Fundacentro, em seguida, Pedro Tourinho irá conhecer a unidade do Sesi Vila Leopoldina.

A agenda ainda contou com reuniões com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, para discutir a realização da Conferência Livre Estadual de Saúde do Trabalhador que será realizada em maio na Fundacentro, em São Paulo/SP, e com Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (Enit).

Tourinho também participou de duas lives. Em 11 de abril, do debate sobre os efeitos da medicina preventiva na Saúde do Trabalhador, com o vereador de Campinas Cecílio Santos e o médico Marco Perez. Já no dia 17 a conversa foi com o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Sandro Lunard sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, considerando o Movimento Abril Verde, que marca o mês de conscientização sobre o tema na TV IEP (Instituto Edésio Passos).

Nesta semana, outros compromissos ocorreram. No dia 18 de abril, o presidente da Fundacentro recebeu o diretor da Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho), Raul Casanova. Também teve reuniões com o deputado estadual Reis, de São Paulo, e com o superintendente regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP),  Marcus Alves de Mello,  e  o auditor-fiscal do Trabalho, Yan Koslovsky, chefe da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (Enit).

Já em 19 de abril Pedro Tourinho se reuniu com o Sindicato dos Policiais Penais e Trabalhadores do Sistema Penitenciário Paulista. Na ocasião, os dirigentes sindicais demandaram para a Fundacentro um olhar para os riscos da categoria, em especial a exposição à radiação ionizante no trabalho de scanner corporal e de bagagem.

 

 

Texto: Fundacentro. Publicação: 19/04/2023

Foto: Divulgação

Top