x

Mercado brasileiro conta com 69 fornecedores de PFF2 com CA

O levantamento recente da ANIMASEG identificou 69 empresas aptas a fornecer PFF2 no Brasil, tendo, pelo menos, um modelo de respirador com CA – Certificado de Aprovação. Clique aqui e confira a lista atualizada.

Toda PFF2 comercializada no mercado brasileiro deve ter, obrigatoriamente, a marcação no produto, em caracteres indeléveis e bem visíveis, do: nome do fabricante/importador, número do CA e lote de fabricação.

Atenção! Consulte sempre o número CA antes de adquirir o produto em lojas físicas ou e-commerces. Há empresas que vendem PFF2 com nomenclatura N95, e atribuem o CA de outras fabricantes. É falsificação.

É importante saber: a nomenclatura no Brasil sempre será PFF2. Todo respirador fabricado no Brasil ou em outro país precisa passar por teste de eficácia e qualidade, conforme norma técnica ABNT/NBR 13.698:2011, para obter o CA.

Ainda, a Lei nº: 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor (CDC) – esclarece:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

VIII – colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).

Respiradores com nomenclaturas N95, KN95 ou outra, não estão de acordo com a legislação brasileira. Ou seja, não estão regularizado para venda e utilização.

Top