x

Cerimônia virtual marca a 14ª edição da Comenda de Honra ao Mérito de SST

No dia 09/12, a ANIMASEG, apoiadora e organizadora da Comenda de Honra ao Mérito de SST, realizou em parceria com a ABRASEG uma cerimônia on-line para a entrega da Comenda de SST aos profissionais homenageados, levando o evento para o seu espaço virtual ANIMASEG DIGITAL 360.

Para lidar com as limitações da pandemia, a entidade optou pelo conceito que mistura presencial e virtual. Ou seja, uma parte do evento ocorreu ao vivo dentro da ANIMASEG, com equipe e alguns convidados, e outra transmitida on-line para inúmeras pessoas em qualquer lugar do país, com a auxílio da tecnologia.

A diretoria da ANIMASEG presente, foi representada pelo presidente José Geraldo Brasil, vice-presidente Marcos Tadeu E. F. Pimentel, 2º Secretário Rafael Maraccini Franco, 2º Tesoureiro José Joaquim Camilo Mendonça e diretor-executivo Raul Casanova Junior.

Para Casanova, “a Comenda de Honra ao Mérito de SST sedimentou a importância de reconhecer e homenagear aqueles destacados profissionais que dedicaram a carreira em função da proteção dos trabalhadores. A Comenda de SST é para o homenageado o coroamento de uma trajetória profissional de mais de 30 anos de sucesso”.

Diretoria da ANIMASEG. Da esq. para dir.: Raul Casanova Júnior, diretor Executivo, Luís Augusto de Bruin, homenageado na categoria Gestor Empresarial – Fabricante, José Joaquim Camilo Mendonça, 2º Tesoureiro; Rafael Maraccini Franco, 2º Secretário; José Geraldo Brasil, presidente; e Marcos Tadeu E. F. Pimentel, 1º vice-presidente.

 

Comenda de SST

Nesta edição 2021, foram entregues remotamente 10 Comendas de Honra ao Mérito de SST para profissionais de nove categorias: Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Ergonomista do Trabalho, Fonoaudiólogo do Trabalho, Enfermeiro Trabalho, Higienista Ocupacional, Médico do Trabalho, Gestor Empresarial – Distribuidor e Gestor Empresarial – Fabricante.

Homenageados

Cada profissional teve a oportunidade de agradecer virtualmente a homenagem, destacando um fato marcante durante sua carreira. Veja os depoimentos.

Carlos Alberto Alves de Queiroz

Categoria: Técnico de Segurança do Trabalho

Indicação: ANATEST

“Trabalhei em uma fábrica de cimento onde programavam paradas para correção de anomalia. Não havia preocupação com SST. O índice de acidentes graves e óbitos eram altos. Desenvolvi ações de prevenção e conscientização sobre segurança. Depois de um ano, conseguimos zerar os acidentes durantes as manutenções programadas”.

Luís Eurípedes Ferreira Rosa

Categoria: Engenheiro de Segurança do Trabalho

Indicação: ANEST e ANDEST

“Um momento marcante foi trabalhar no projeto da construção civil de Goiás para apoiar a segurança no trabalho, apresentando a NR-18 nas obras. Foi um trabalho intenso para desenvolver uma cultura de segurança. Muito tempo depois, compartilhamos a nossa experiência com o Ministério do Trabalho”.

Sérgio Latance Júnior

Categoria: Engenheiro de Segurança do Trabalho

Indicação: ABS

“Sempre gostei de estudar normas. Tudo que estudo vou a campo e o que faço em campo coloco em estudo. Esse conhecimento me levou a participar da elaboração de normas regulamentadoras, há uns 20 anos, começando com NR-5, depois NR-16 e outras. E assim foi 32 anos de vida profissional”.

Jacinta Sidegum Renner

Categoria: Ergonomista do Trabalho

Indicação: ABERGO

“Uma das minhas contribuições mais marcantes foi junto à indústria calçadista brasileira. Com uma jornada de trabalho de 8h em pé, ocorriam afastamentos de trabalho por acidentes ou doenças. A sugestão foi mapear as condições de trabalho e adaptar conforme parâmetros de ergonomia da NR-17. Foi criada, então, a Cartilha de Ergonomia em 2011, e distribuída em todo o Brasil”.

Cláudia Gíglio de Oliveira Gonçalves

Categoria: Fonoaudiologia do Trabalho

Indicação: SBFa

“Como Fonoaudióloga do Trabalho, desenvolvi dentro de uma metalúrgica o programa de conservação auditiva da maneira que eu acreditava ser eficiente. A experiência foi bem-sucedida, levando-me a ingressar na vida acadêmica para ampliar a divulgação das boas práticas em conservação auditiva, ajudando assim a consolidar a Fonoaudiologia na área de Saúde do Trabalhador”.

Maria Helena Palucci Marziale

Categoria: Enfermeira do Trabalho

Indicação: ANENT

 “Minha trajetória é voltada à formação de profissionais em SST. Na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, da qual hoje sou diretora, implementei junto com outros professores a área de Saúde do Trabalhador, diplomando vários Enfermeiros do Trabalho e Mestres em Saúde Ocupacional, incluindo fisioterapeutas e dentistas dentro de um programa multidisciplinar”.

Paulo Roberto de Oliveira

Categoria: Higienista Ocupacional

Indicação: ABHO

“Um fato impactante na minha carreira foi durante uma discussão no 1º congresso da área sobre insalubridade. Resolvi estudar o tema e trabalhar nessa questão. Alguns anos depois, escrevi o livro Controle da insalubridade – uma estratégia baseada em 5 pilares, e tive toda minha trajetória profissional focada no assunto insalubridade”.

Odenofre Ferreira Lôbo

Categoria: Médico do Trabalho

Indicação: ANAMT

“Trabalhei em uma fábrica onde cerca de 5% dos trabalhadores faltavam todo dia para ir a posto médico. Para solucionar, pesquisei normas do INSS e fiquei lado a lado de cada um. O resultado foi uma redução de 70% em faltas desnecessárias. Com base nessa experiência, abri a primeira empresa de Medicina do Trabalho em Brasília, hoje com 43 anos e uma expertise de atendimento a mais de 500 empresas e inúmeras avaliações”.

Luis Augusto de Bruin

Categoria: Gestor Empresarial – Fabricante

Indicação: ANIMASEG

“Um fato marcante da minha carreira foi quando apresentei o CA – Certificado de Aprovação em um evento da ANIMASEG, em 1978, que celebrava a criação da entidade. Desde então, atuo no setor de forma a disseminar conteúdos sobre prevenção de acidentes no Brasil”.

Nivaldo Barcaro

Categoria: Gestor Empresarial – Distribuidor

Indicação: ABRASEG

“Trabalhar com EPI é apaixonante, é um desafio, é conhecimento. Em 35 anos de atuação, eu aprendo cada dia mais um pouco. Devemos acreditar na segurança que os EPIs proporcionam e investir na proteção aos trabalhadores”.

 

Prêmio Melhores Empresas de SST

Paralelamente ao evento, é realizada a entrega do Prêmio Melhores Empresas de SST, que são empresas indicadas por entidades empresariais e escolhidas pela Comissão formada por Comendadores, com base em rígidos critérios de desempenho em SST. Entre eles: ter uma política própria de SST, demonstrar por meio de indicadores os resultados da área e não ter nenhuma morte ou acidente com incapacidade permanente no ano anterior ao prêmio. As empresas premiada em 2021 são:

 

Categoria: Área Hospitalar

Hospital Infantil Sabará

Indicação: ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados

 

Categoria: Indústria Têxtil

Companhia Industrial Cataguases

Indicação: ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção

 

Assista a cerimônia na íntegra.

 

 

Patrocinadores

 

Fotos: divulgação ANIMASEG

Top