Homenageados de 2022 recebem Comenda de Honra ao Mérito de SST em jantar comemorativo
Preservar a vida e a dignidade dos trabalhadores é uma nobre missão a qual profissionais do setor de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) dedicam a sua carreira. A Comenda de Honra ao Mérito é uma iniciativa criada há 15 anos com o intuito de valorizar a atuação dos prevencionistas.
Após dois anos de celebração no formato on-line, a edição 2022 foi realizada presencialmente durante a FISP/FISST, no dia 19 de outubro, no São Paulo Expo. Neste ano, 10 profissionais de SST foram homenageados em uma grande cerimônia tradicional para entrega da Comenda, do certificado e da medalha, seguida de em um jantar festivo.
Mais de 200 pessoas estiveram presentes no evento, entre membros do Colégio de Comendadores, de entidades de classe, empresas, profissionais de SST, familiares e convidados. A cerimônia é uma realização da ANIMASEG e ABRASEG.
ABERTURA
Após coquetel de boas-vindas, os representantes do Colégio de Comendadores, da ANIMASEG e da ABRASEG deram início à cerimônia.
“Depois de dois anos afastados, rever pessoas e conhecer novas é maravilhoso”, destacou o representante do Colégio de Comendadores, o engenheiro Francisco Leonídio Filho. Aproveitando o momento, o Comendador saudou os profissionais que estiveram à frente do combate contra a Covid-19, e referindo-se ao refrão do hino nacional: verá que um filho teu não foge à luta, ressaltou: “Aproveito para homenagear os profissionais da saúde, em especial, aqueles que atuam ao lado do trabalhador”.
O presidente da ANIMASEG, José Geraldo Brasil, disse em seu discurso: “Estar aqui na primeira FISP/FISST após quatro anos e neste evento de entrega da Comenda de SST é um privilégio para cada um de nós, em especial, aos homenageados hoje que contribuíram de forma protagonista para que possamos viver este momento de congraçamento e festa. Quero aproveitar para compartilhar um pensamento de Mario Quintana: o homem é um pássaro de uma asa só. Para voar necessita da asa do outro. E isto aqui é o que estamos fazendo”.
Na sequência, o presidente da ABRASEG, Jacques Levy falou: “Esta festa é também a nossa de fim de ano, em que conseguimos reunir o setor. Quero dar os parabéns aos Comendadores antigos que contribuíram muito para a escolha dos novos. Esta também é uma oportunidade de homenagear as boas práticas das empresas”.
Levy comentou que a indústria de EPI se manteve em pleno funcionamento durante a pandemia. “O nosso setor não parou. As empresas e funcionários continuaram a trabalhar. Esses também são heróis. Devemos prestar homenagem a todos trabalhadores que não pararam um dia, contribuindo com o país. Superada a pandemia, as empresas do nosso setor estão bem, e devemos muito ao esforço dos trabalhadores”.
Assista o vídeo abaixo da cerimônia de entrega da Comenda de SST.
PRÊMIO MELHORES EMPRESAS EM SST
As empresas homenageadas com o Prêmio Melhores Empresas em SST são escolhidas pelo seu desempenho e resultados de segurança e saúde no trabalho. Entre os vários critérios, ter uma política própria de SST compromissada pela alta administração da companhia e não ter nenhuma morte ou acidente com incapacidade permanente do trabalhador são considerados importantes no processo de avaliação. Receberam o prêmio: o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), na categoria hospitalar, e a Incofios, localizada em Indaial (SC), na categoria têxtil.
Representando o Hospital Dona Helena, o engenheiro de SST Aluízio Marcilio Alves, fez um breve relato: “Com 105 anos, o hospital é referência na saúde hospitalar. Passamos os dois anos de pandemia tentando nos reinventar. Atuamos com novas rotinas de trabalho, novos protocolos, treinamentos e programas de educação continuada para os profissionais. Investimos desde o treinamento voltado ao prestador de serviço, à área assistencial até o trabalho em altura e em espaços confinados. Tudo isso visando a saúde e a segurança em primeiro lugar”.
A Incofios, com 21 anos de fundação e forte atuação em SST, tem como maior preocupação de segurança o risco de incêndios. O coordenador corporativo de Segurança e Meio Ambiente, André Ruedger, explicou: “o risco de incêndio é muito elevado na fabricação de fios. Fazemos investimentos constantes em tecnologias e sistemas de combate a incêndios para segurança dos trabalhadores e preservação do patrimônio. Somado a isso, focamos nos treinamentos de pessoas e cursos, desde os gerais aos operacionais, que ficam disponíveis em uma plataforma da empresa com acesso a todos os colaboradores. Essa preocupação é orientada da direção à experiência dos trabalhadores”.
COMENDADORES DE SST 2022
Indicados pelas suas entidades de classe, os homenageados são escolhidos pelo Colégio de Comendadores que consideram os profissionais os quais ao longo da trajetória fizeram a diferença, contribuindo para a história da prevenção de acidentes no Brasil. Entre os critérios estabelecidos, o homenageado precisa ter no mínimo 30 anos de atividade comprovada dentro da ética profissional e humanística da área prevencionista e ter algum trabalho relevante e comprovado em prol da sociedade.
Na noite da cerimônia, os profissionais compartilharam fatos que marcaram a carreira. Confira:
COMENDADORA: CAROLINA BOCCHI MAIA
Categoria: Enfermeira do Trabalho
Indicação: Enfermeiros do Trabalho
“Trabalhava em uma estatal de telecomunicações na década de 1980 e vivi o momento delicado da Aids no ambiente de trabalho. Não se falava sobre isso. Eu pude desbravar, aprender, acompanhar, ajudar e tornar a vida do trabalhador mais digna dentro da empresa. Essa experiência ganhou notoriedade internacional, e a empresa passou a fazer parte de um comitê seleto da Organização da Nações Unidas (ONU), representando não só o Brasil, mas toda a América Latina para tratar dessa temática”.
COMENDADORA: LUCY MARA SILVA BAÚ
Categoria: Ergonomista do Trabalho
Indicação: ABERGO
“Em uma multinacional que passava por um processo de renovação de trabalho e maquinário, observei que o projeto elaborado pela engenharia não ouviu os trabalhadores, o que iria gerar um problema sério: a confiabilidade humana. As pessoas não se sentiriam seguras. Para incluir os trabalhadores no projeto, precisei elaborar um estudo científico, comprovando que a gestão de mudanças deveria envolver pessoas. Com isso, estruturamos um trabalho de ergonomia das unidades novas, com 455 alterações no projeto a custo zero, pois estava tudo licitado e contratado. Esses itens representaram para empresa uma economia de R$ 122 milhões”.
COMENDADORA: MARIENE TERUMI UMEOKA HIDAKA
Categoria: Fonoaudióloga do Trabalho
Indicação: SBFa
“Um dos momentos marcantes foi a conquista da nota máxima dada por uma auditoria internacional na elaboração do meu programa de conservação auditiva. Outra situação foi no início de 2000, com a oportunidade de inserir na grade curricular de uma de Faculdade de Fonoaudiologia a disciplina Fonoaudiologia Organizacional – teoria e prática – contemplando a saúde do trabalhador em todas as áreas de fonoaudiologia: audição, voz, comunicação efetiva, inclusão da pessoa com deficiência”.
COMENDADOR: JOSÉ CARLOS DUARTE RIBEIRO
Categoria: Médico do Trabalho
Indicação: ANAMT
“O atendimento ambulatorial de empresa me trouxe grandes ensinamentos. Passei a vida no polo petroquímico, administrando vários conflitos. Um deles relacionado à leucopenia ocupacional (doença causada por risco químico) na década de 1990. Na época, fizemos um simpósio para discutir o assunto, sendo a primeira vez que se abordou o tema nacionalmente para trabalho preventivo. Tivemos especialistas em hematologia, toxicologia e outras referências do Brasil, além de convidados internacionais interessados em nossa realidade. O médico do trabalho é o primeiro contato do trabalhador com o sistema de saúde”.
COMENDADOR: EDUARDO ALGRANTI
Categoria: Pesquisador em SST
Indicação: Fundacentro
“Tive a oportunidade de desenvolver no serviço público uma linha de atividades de pesquisa em SST. Se não fosse no serviço público não teria essa chance de contribuir. Hoje, observo com muita preocupação o que está acontecendo gradativamente nos últimos anos: o desmonte das instituições, o que traz para o país um prejuízo incalculável. Mas vejo, como parte da solução, a parceria do serviço público com a iniciativa privada em desenvolver inovação, tecnologia, bem-estar, segurança e saúde no trabalho”.
COMENDADOR: JORGE GOMES DA SILVA
Categoria: Técnico de Segurança do Trabalho
Indicação: SINTESP
“Quero deixar uma mensagem prática. No Brasil, ocorrem em média cinco mortes por dia de trabalhadores em suas atividades técnicas-operacionais, de acordo com as estatísticas oficiais. A causa é única: a falta de informação. Devemos investir mais em treinamentos de prevenção de acidentes, bem como na formação dos profissionais de todas as hierarquias que atuam em SST”.
COMENDADOR: ALEXANDRE EGGLER GUSMÃO
Categoria: Gestor Empresarial – Produtor
Indicação: ANIMASEG
“Nesses 30 anos de segurança no trabalho, a Proteção realizou dezenas de feiras, milhares de cursos e publicou mais de 400 exemplares de revista. Em 2013, estávamos a caminho de uma feira em Salvador com uma caravana. Passamos por várias cidades no nordeste, fazendo palestras. Uma delas foi em Juazeiro (BA). O auditório acomodava 90 pessoas, mas atingimos um público superior a 160, entre técnicos e alunos de SST, engenheiros e outros profissionais ávidos por conhecimento. Esse é o papel de todos nós aqui: promover a segurança no trabalho e fazer com que o Brasil saiba mais sobre o tema”.
COMENDADOR: MARCOS ANTONIO PEREIRA
Categoria: Gestor Empresarial – Distribuidor/Importador
Indicação: ABRASEG
“Entrei nesta área bem novo, atendendo o pedido de minha mãe para eu arrumar um emprego. O meu vizinho, na época, atuava na área de Equipamentos de Proteção Individual e me contratou. Permaneci por 16 anos, saí e abri minha própria empresa, que já tem 19 anos de fundação, atendendo os vários setores da economia que necessitam de EPIs”.
COMENDADOR: MARCELO BRANDÃO DE SOUZA BARROS
Categoria: Engenheiro de Segurança do Trabalho
Indicação: ANEST
“Eu não recebo esta Comenda sozinho. Agradeço a todos os profissionais que trabalharam comigo ao longo dos anos. Um motivo de alegria para mim, como engenheiro de SST, é poder receber o agradecimento do trabalhador quando chega no período de se aposentar e diz obrigado, referindo-se ao nosso trabalho e saber que irá desfrutar de sua aposentadoria com saúde ao lado da família”.
COMENDADOR: CELSO FELIPE DEXHEIMER
Categoria: Higienista Ocupacional
Indicação: ABHO
“Antes da lei de declaração de conteúdo e identificação de contaminante, o conhecimento de Higiene Ocupacional foi fundamental para melhorar um ambiente de trabalho problemático, no qual os funcionários da manutenção chegavam a desmaiar ao limpar o espaço em função de um tipo de solvente orgânico ainda desconhecido no Brasil, que liberava vapores tóxicos. Descobrimos esse produto e fizemos recomendações de Higiene Ocupacional, tornando o ambiente mais seguro”.
EMPRESAS PATROCINADORAS
Redação: ANIMASEG
Fotos/Crédito: Dandara Monteiro