ANIMASEG oficializa apoio ao projeto CIPA nas Escolas
A ANIMASEG agora é apoiadora oficial do projeto CIPA nas Escolas, idealizado pelo Comendador de SST e Técnico do Trabalho, Orlandino dos Santos. O objetivo principal da Associação é implementar o projeto nas escolas, de forma a promover a prevenção de acidentes e doenças não somente nos ambientes escolares, mas também nos domésticos e outros.
“O projeto CIPA nas Escolas é uma excelente iniciativa para construção de uma cultura de prevenção de acidentes com alunos já nas séries iniciais, na infância, pois esses serão os futuros trabalhadores e/ou empregadores. É um período de grande desenvolvimento que, segundo especialistas, os estímulos e as interações ajudam a trilhar o caminho da criança, aproveitando todo o seu potencial”, comenta Raul Casanova Junior, diretor Executivo da ANIMASEG.
Segundo o executivo, o apoio da Associação aumentará a capilaridade do CIPA nas Escolas pelo Brasil. O projeto também já recebe apoio do Ministério Público do Trabalho (MTP), o que só vem a fortalecer as futuras ações para divulgação, parcerias e palestras, entre outras iniciativas.
DIA NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NAS ESCOLAS
Em 2012 foi sancionada a Lei 12.645/2012, que instituiu a data de 10 de outubro como Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, prevendo ainda o desenvolvimento de ações sobre o tema. Essa lei é um marco importante, pois por meio da educação é possível disseminar o conhecimento prevencionista e criar uma cultura de prevenção.
“Educar e conscientizar trabalhadores, bem como a sociedade sobre a prevenção de acidentes e danos à saúde relacionados ao ambiente de trabalho é um dos objetivos da ANIMASEG. A Segurança e Saúde no Trabalho (SST) avançou bastante no país, mas ainda estamos aquém do que desejamos como aceitável em acidentes de trabalho. Mudar a mentalidade das pessoas sobre a importância da prevenção de acidentes é um caminho a persistir”, finaliza Raul.
Redação: ANIMASEG
Foto: Depositphotos