Dra. Jandira Dantas: Pioneira da Medicina do Trabalho no Norte e Nordeste
Recentemente, a área de Segurança e Saúde do Trabalho perdeu uma de suas figuras mais inspiradoras. A Dra. Jandira Dantas Machado, primeira Médica do Trabalho nas regiões Norte e Nordeste, faleceu no dia 19 de setembro de 2024, aos 92 anos.
Nascida em dezembro de 1931, em Rosário do Catete, Sergipe, a Dra. Jandira atuou como Médica do Trabalho na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), abrindo caminho para profissionais mulheres na área. Ela foi Auditora Fiscal do Trabalho, dirigiu a Divisão de Segurança do Trabalho da antiga Delegacia Regional do Trabalho de Pernambuco, e foi servidora da Fundacentro, além de ser responsável pela implantação pioneira do curso Técnico de Segurança do Trabalho na antiga ETFPE (atual IFPE).
Dentre suas conquistas, a Dra. Jandira foi fundamental na formação das primeiras CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Assédio). Reconhecida como uma das principais figuras na área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no Brasil, ela criou, em 2002, o Espaço Cultural de Saúde Ocupacional Jandira Dantas, que se tornou um dos acervos mais importantes do país em SST, contendo livros raros e revistas brasileiras e internacionais.
Pela sua dedicação, pioneirismo e impacto duradouro na Medicina do Trabalho no Brasil, a Dra. Jandira recebeu a Comenda de Honra ao Mérito de SST em 2010, integrando um seleto grupo de Comendadores de SST. Ela será lembrada não apenas por suas realizações profissionais, mas também por sua paixão pela causa da Segurança e Saúde no Trabalho.
A ANIMASEG expressa suas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas, e espera que seu exemplo continue a guiar nossos esforços na promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.
Redação: ANIMASEG
Foto/Crédito: Reprodução/Redes Sociais