Cerimônia virtual marca a 14ª edição da Comenda de Honra ao Mérito de SST
No dia 09/12, a ANIMASEG, apoiadora e organizadora da Comenda de Honra ao Mérito de SST, realizou em parceria com a ABRASEG uma cerimônia on-line para a entrega da Comenda de SST aos profissionais homenageados, levando o evento para o seu espaço virtual ANIMASEG DIGITAL 360.
Para lidar com as limitações da pandemia, a entidade optou pelo conceito que mistura presencial e virtual. Ou seja, uma parte do evento ocorreu ao vivo dentro da ANIMASEG, com equipe e alguns convidados, e outra transmitida on-line para inúmeras pessoas em qualquer lugar do país, com a auxílio da tecnologia.
A diretoria da ANIMASEG presente, foi representada pelo presidente José Geraldo Brasil, vice-presidente Marcos Tadeu E. F. Pimentel, 2º Secretário Rafael Maraccini Franco, 2º Tesoureiro José Joaquim Camilo Mendonça e diretor-executivo Raul Casanova Junior.
Para Casanova, “a Comenda de Honra ao Mérito de SST sedimentou a importância de reconhecer e homenagear aqueles destacados profissionais que dedicaram a carreira em função da proteção dos trabalhadores. A Comenda de SST é para o homenageado o coroamento de uma trajetória profissional de mais de 30 anos de sucesso”.
Comenda de SST
Nesta edição 2021, foram entregues remotamente 10 Comendas de Honra ao Mérito de SST para profissionais de nove categorias: Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Ergonomista do Trabalho, Fonoaudiólogo do Trabalho, Enfermeiro Trabalho, Higienista Ocupacional, Médico do Trabalho, Gestor Empresarial – Distribuidor e Gestor Empresarial – Fabricante.
Homenageados
Cada profissional teve a oportunidade de agradecer virtualmente a homenagem, destacando um fato marcante durante sua carreira. Veja os depoimentos.
Carlos Alberto Alves de Queiroz
Categoria: Técnico de Segurança do Trabalho
Indicação: ANATEST
“Trabalhei em uma fábrica de cimento onde programavam paradas para correção de anomalia. Não havia preocupação com SST. O índice de acidentes graves e óbitos eram altos. Desenvolvi ações de prevenção e conscientização sobre segurança. Depois de um ano, conseguimos zerar os acidentes durantes as manutenções programadas”.
Luís Eurípedes Ferreira Rosa
Categoria: Engenheiro de Segurança do Trabalho
Indicação: ANEST e ANDEST
“Um momento marcante foi trabalhar no projeto da construção civil de Goiás para apoiar a segurança no trabalho, apresentando a NR-18 nas obras. Foi um trabalho intenso para desenvolver uma cultura de segurança. Muito tempo depois, compartilhamos a nossa experiência com o Ministério do Trabalho”.
Sérgio Latance Júnior
Categoria: Engenheiro de Segurança do Trabalho
Indicação: ABS
“Sempre gostei de estudar normas. Tudo que estudo vou a campo e o que faço em campo coloco em estudo. Esse conhecimento me levou a participar da elaboração de normas regulamentadoras, há uns 20 anos, começando com NR-5, depois NR-16 e outras. E assim foi 32 anos de vida profissional”.
Jacinta Sidegum Renner
Categoria: Ergonomista do Trabalho
Indicação: ABERGO
“Uma das minhas contribuições mais marcantes foi junto à indústria calçadista brasileira. Com uma jornada de trabalho de 8h em pé, ocorriam afastamentos de trabalho por acidentes ou doenças. A sugestão foi mapear as condições de trabalho e adaptar conforme parâmetros de ergonomia da NR-17. Foi criada, então, a Cartilha de Ergonomia em 2011, e distribuída em todo o Brasil”.
Cláudia Gíglio de Oliveira Gonçalves
Categoria: Fonoaudiologia do Trabalho
Indicação: SBFa
“Como Fonoaudióloga do Trabalho, desenvolvi dentro de uma metalúrgica o programa de conservação auditiva da maneira que eu acreditava ser eficiente. A experiência foi bem-sucedida, levando-me a ingressar na vida acadêmica para ampliar a divulgação das boas práticas em conservação auditiva, ajudando assim a consolidar a Fonoaudiologia na área de Saúde do Trabalhador”.
Maria Helena Palucci Marziale
Categoria: Enfermeira do Trabalho
Indicação: ANENT
“Minha trajetória é voltada à formação de profissionais em SST. Na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, da qual hoje sou diretora, implementei junto com outros professores a área de Saúde do Trabalhador, diplomando vários Enfermeiros do Trabalho e Mestres em Saúde Ocupacional, incluindo fisioterapeutas e dentistas dentro de um programa multidisciplinar”.
Paulo Roberto de Oliveira
Categoria: Higienista Ocupacional
Indicação: ABHO
“Um fato impactante na minha carreira foi durante uma discussão no 1º congresso da área sobre insalubridade. Resolvi estudar o tema e trabalhar nessa questão. Alguns anos depois, escrevi o livro Controle da insalubridade – uma estratégia baseada em 5 pilares, e tive toda minha trajetória profissional focada no assunto insalubridade”.
Odenofre Ferreira Lôbo
Categoria: Médico do Trabalho
Indicação: ANAMT
“Trabalhei em uma fábrica onde cerca de 5% dos trabalhadores faltavam todo dia para ir a posto médico. Para solucionar, pesquisei normas do INSS e fiquei lado a lado de cada um. O resultado foi uma redução de 70% em faltas desnecessárias. Com base nessa experiência, abri a primeira empresa de Medicina do Trabalho em Brasília, hoje com 43 anos e uma expertise de atendimento a mais de 500 empresas e inúmeras avaliações”.
Luis Augusto de Bruin
Categoria: Gestor Empresarial – Fabricante
Indicação: ANIMASEG
“Um fato marcante da minha carreira foi quando apresentei o CA – Certificado de Aprovação em um evento da ANIMASEG, em 1978, que celebrava a criação da entidade. Desde então, atuo no setor de forma a disseminar conteúdos sobre prevenção de acidentes no Brasil”.
Nivaldo Barcaro
Categoria: Gestor Empresarial – Distribuidor
Indicação: ABRASEG
“Trabalhar com EPI é apaixonante, é um desafio, é conhecimento. Em 35 anos de atuação, eu aprendo cada dia mais um pouco. Devemos acreditar na segurança que os EPIs proporcionam e investir na proteção aos trabalhadores”.
Prêmio Melhores Empresas de SST
Paralelamente ao evento, é realizada a entrega do Prêmio Melhores Empresas de SST, que são empresas indicadas por entidades empresariais e escolhidas pela Comissão formada por Comendadores, com base em rígidos critérios de desempenho em SST. Entre eles: ter uma política própria de SST, demonstrar por meio de indicadores os resultados da área e não ter nenhuma morte ou acidente com incapacidade permanente no ano anterior ao prêmio. As empresas premiada em 2021 são:
Categoria: Área Hospitalar
Hospital Infantil Sabará
Indicação: ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados
Categoria: Indústria Têxtil
Companhia Industrial Cataguases
Indicação: ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção
Assista a cerimônia na íntegra.
Patrocinadores
Fotos: divulgação ANIMASEG