x

ABNT/CB-032: Entenda o Subcomitê Brasileiro de Proteção Contra Quedas

Para quem atua recentemente no mercado de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), vale lembrar que os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) seguem Normas Técnicas Brasileiras (NBRs) rígidas de fabricação, que garantem a qualidade do produto e a eficácia de segurança necessária para proteger o trabalhador de acidentes no ambiente de trabalho.

À medida que os EPIs vão se aprimorando ao longo do tempo em relação aos materiais e tecnologias utilizados, é fundamental que se façam revisões criteriosas das normas técnicas para que os produtos fabricados estejam em conformidade e continuem atendendo os requisitos de qualidade e segurança.

Para esse fim, foi criado na ABNT o Comitê Brasileiro – Equipamento de Proteção Individual (ABNT/CB-032), que centraliza várias Comissões de Estudos para elaboração e revisão de NBRs de todos os EPIs. Um grande e valioso trabalho que conta com a atuação coletiva e voluntária de profissionais de vários setores da economia.

 

AS CEs CONTRA QUEDAS

O Trabalho em Altura é uma atividade que oferece muitos riscos de acidentes, não apenas relativos à queda, mas também outros diversos como choque elétrico, por exemplo. Ou seja, são muitas ocupações que exigem o uso adequado de EPIs Contra Quedas para o desempenho seguro, entre eles: cinturões de segurança, talabartes, trava-quedas, absorvedores de energia e conectores.

Para atender a todas as categorias de EPIs para trabalho em altura e em conformidade com os novos conceitos adotados pela NR-35, os estudos das normas técnicas foram redistribuídos em cinco Comissões de Estudos (CEs), formando o atual Subcomitê Brasileiro de Proteção Contra Quedas (SBC: 032.004):

CE-032:004.001 – Aspectos Gerais de Equipamentos de Proteção Contra Quedas;

CE-032:004.002 – Cadeira Suspensa;

CE-032: 004.003 – Equipamento de Sistema Individual de Proteção Contra Queda;

CE-032: 004.044 – Dispositivos de Ancoragem e Equipamentos Auxiliares do Sistema de Proteção Individual Contra Quedas; e

CE-032:004.005 – Implantação e Uso do Sistema de Proteção Individual Contra Quedas.

Quer saber mais detalhes? Assista ao streaming da ANIMASEG com o CB-032 e baixe o PDF da apresentação, acessando este link: NOVA ESTRUTURA CE – TRABALHO EM ALTURA.

 

NORMAS ILUSTRADAS

Conheça também as Normas Ilustradas de Trabalho em Altura da ANIMASEG. São sete cadernos:

1 – Cinturão de Segurança tipo paraquedista;

2 – Talabartes e Absorvedores de Energia;

3 – Trava queda deslizante;

4 – Trava queda retrátil;

5 – Cinturão Abdominal e Talabarte de Segurança para posicionamento e restrição;

6 – Conectores; e

7 – Cordas de Segurança.

 

Para download de todos os Cadernos, acesse: https://animaseg.com.br/normas-ilustradas/

 

 

Foto/Crédito: Getty Images

Top