x

Medida antidumping para calçados importados da China é renovada por mais cinco anos

A Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) decidiu prorrogar por mais cinco anos a lei antidumping para calçados importados da China, trazendo alívio à indústria calçadista nacional, que tem dificuldades para competir com os valores dos calçados praticados pela China.

A medida visa proteger a indústria nacional contra a concorrência desleal, impondo uma sobretaxa por par de calçado chinês importado no valor de US$ 10,22.

O anúncio foi feito na última quarta, 02/03. Leia na íntegra, acessando: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-gecex-n-303-de-23-de-fevereiro-de-%202022-383062511

Avanço dos calçados chineses no mercado brasileiro

De acordo com reportagem da IstoÉ Dinheiro on-line, “em janeiro deste ano, a China enviou mais de 1,32 milhão de pares de calçados para o Brasil, 19,6% a mais do que no mesmo mês do ano passado. Todas as importações de calçados do País somaram 2,58 milhões de pares, pelos quais foram pagos US$ 24 milhões, altas de 30% em volume e de 10,2% em receita ante o primeiro mês de 2021. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados)”. A China se tornou a principal origem das importações de calçados”.

E quando vencer a prorrogação?

A grande pergunta para o setor de calçados é até quando? Pelos próximos cinco anos a indústria nacional ganhou fôlego com a lei antidumping. Porém, para a ANIMASEG é preciso já traçar um plano estratégico, considerando que a medida poderá não ser renovada em 2027.

Com informações da IstoÉ Dinheiro 
Foto: Getty Images

Top